2008-11-25

Inflacção para 2009


Em 2008 a previsão da taxa de inflacção foi de 2,6%. Em princípio, o ano fechará com a taxa de inflação nos 2,8% ou 2,9%. Recordo que o Governo perspecivou há cerca de um ano, uma inflação de 2,5%.
Ora este ano acho que o que se passou no último mês será uma referênca mais plausível do que o que aconteceu nos restantes meses do ano, assim, se considerar que a variação homóloga de 2,3% é um bom número para extrapolar para 2009, é fácil a previsão feita pela Comissão Europeia que preve a taxa de inflação para 2009, em Portugal, precisamente nos 2,3%.
Desta vez eu acrecentaria um “menos” ao 2,3%. O feeling é de que em princípio a inflação ficará muito aquém da previsão do Governo (que é de 2,5%) e que poderá inclusive, fruto da crise económica internacional (e de alguns factores de agravamento nacionais, como sejam o forte endividamento, a guerrilha que se intensifica no Retalho, ou até mesmo a descida do IVA que terá finalmente impacto num ano completo), aproximar-se dos mínimos históricos. Sendo como sempre um exercício de risco, sê-lo-á particularmente assim no actual contexto.
Mas não será estranho, ao se prever 2,3%, estarmos a dizer que o Governo está a prever a inflação por excesso? Bem, ninguém sabe exactamente o que pretenderá o governo fazer em relação a alguns aspectos que podem condicionar a inflação como sejam a actualização dos preços nos transportes subvencionados (passes sociais), ou mesmo ao nível do “combate” ao défice tarifário na electricidade, entre outros. Em todo o caso, em ano de eleições, acho que, como em outros apectos menos populares, a tentação será a de chutar a factura para depois de Outubro de 2009 logo: previsão para 2009: 2,3% ou menos.
Publicado em Economiafinanças.com
Publicado em 18 November , 2008 Arquivado em Dinheiros, Economia Nacional, Números Estatística, Política Fiscal

Sem comentários: