2009-01-24

Situação da Euribor


As taxas Euribor voltaram hoje, dia 23/01/2009, a recuar em todos os prazos, tendo a taxa de referência para o crédito à habitação EUR 6M (2,294%) atingido um novo mínimo desde 2005.
Já a maturidade a três meses, desceu para 2,199%.
A Euribor a 12 meses recuou por seu turno para os 2,379%.
As taxas Euribor acumulam agora 73 quedas consecutivas, continuando a aproximar-se da taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE), que está agora nos 2%, o valor mais baixo de sempre.

A Comissão Europeia estima que todos os estados fundadores da zona euro vão estar em recessão este ano, ao passo que o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, alertou para o facto de que a crise económica vai ser "significativamente" pior do que o inicialmente esperado.

Os analistas estimam que a autoridade monetária europeia vá efectuar novos cortes dos juros no primeiro semestre do ano pelo que não esperem aqueles que especulavam que a Euribor não baixaria dos 2,5% que podem manter Depósitos a Prazo a taxas de 6%, 5% ou até 4% como até aqui.

Para as Instituições Bancárias que ainda neste mês de Janeiro praticaram e praticam taxas acima dos 5% como se viu por exemplo num dos 5 maiores Bancos nacionais, não vislumbramos como conseguirão compensar nas suas contas de exploração o facto de terem que pagar aos seus clientes durante mais de metade do ano, taxas que assumem desde já quase o Triplo das taxas de mercado. Será que essas Instituições não deveriam ser alvo desde já de inspecção especulativa por parte do BdP ?...Ou a lição não foí devidamente aprendida com outros casos de gestão danosa?...Das duas uma, quem consegue pagar 5,29% a 7 meses ao cliente com a Taxa referência BCE nos 2%, ou é mesmo especulação ou então é "sofreguidão" por recursos dada a nítida falta de liquidez do mercado. Cuidado meus senhores onde aplicam as vossas poupanças...

Nesta mesma postagem poderemos ir colocando mensalmente a evolução da Euribor neste primeiro semestre.


Em 09/02/2009
Euribor a três meses desceu 0,017 pontos percentuais para 2,005%, o seu mais baixo nível desde o dia 1 de Abril de 2004.
A taxa a seis meses, principal indexante do crédito hipotecário, caiu 0,022 pontos percentuais para 2,086%.
A taxa a 12 meses baixou 0,017 pontos percentuais para 2,192%.
Em 25/02/2009
As Euribor voltaram a descer em todos os prazos. A taxa a seis meses, a mais utilizada nos créditos à habitação em Portugal, caiu para 1,951%. No mesmo sentido, a Euribor a três meses, a referência para os créditos contraídos pelas empresas, deslizou para 1,848%, o valor mais baixo de sempre.

Sem comentários: